Liberdade de expressão foi o primeiro tema discutido no Ciclo de Cinema e Direitos Humanos 27/09/2017 - 16:30
Cerca de 45 pessoas participaram na noite da última terça-feira, 26 de setembro, da primeira exibição do 1º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos, promovido pela Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.
Na estreia, o filme exibido foi Negação, do diretor Mick Jackson. O enredo, baseado na história da professora norte-americana Deborah Lipstadt, aborda a disputa judicial entre ela e o escritor David Irving em torno da negação do Holocausto e das narrativas revisionistas. Na película, a questão principal se pauta na importância dos limites da liberdade de opinião e de expressão.
Após o fim da exibição, houve a fala do professor do Departamento de História da UFPR, Dr. Clóvis Gruner. O historiador destacou importância de discutir os limites da liberdade de expressão, na perspectiva de preservar o direito à memória e o direito ao passado. Foram trazidos exemplos atuais e históricos para ilustrar e demonstrar a pertinência do debate. O público participou, levantando questões acerca da relação entre a tolerância e a intolerância, a divulgação de notícias falsas pelas mídias e o debate midiático atual, marcado pela simplificação de questões complexas.
“Nós escolhemos esse filme, que fala justamente sobre liberdade de expressão para abrir o Ciclo, porque este é um tema que acaba balizando todos os outros. Numa sociedade democrática, em que se têm liberdade de expressão e de pensamento, há mais espaço para tratar temas delicados, que suscitam opiniões diversas, como são os temas de direitos humanos”, explicou Sônia Virmond, Diretora da ESEDH.
O 1º Ciclo de Cinema e Direitos humanos faz parte do Plano Estadual de Direitos Humanos, no qual estão previstas ações que discutam o tema com a sociedade, inclusive como expressão artística.
Esse foi o primeiro de um total de seis encontros que serão realizados ao longo dos meses de outubro e novembro. A próxima sessão ocorrerá no dia 10 de outubro, e contará com a presença da professora de Direito da PUC e UFPR, Dra. Priscilla Placha Sá, para debater o filme As Sufragistas, da diretora Sarah Gavron.
Para conferir a programação completa do 1º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos, clique aqui.
As exibições são gratuitas e sempre serão realizadas na ESEDH – Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da Rua XV - 80045-170 – Curitiba.