1º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos 11/09/2017 - 14:40
1º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos
Local: ESEDH – Escola de Educação em Direitos Humanos
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da Rua XV - 80045-170 – Curitiba.
VAGAS LIMITADAS
Horários dos encontros: 18:30 às 22:00h
Duração: 6 encontros distribuídos ao longo de setembro, outubro e novembro.
Carga horária total: 21h com certificação (com participação mínima de 4 encontros)
Público alvo: servidores públicos do estado do Paraná, público estudantil e sociedade em geral.
1º Encontro
Data: 26/09/17
Tema: Liberdade de Expressão
Filme: Negação (Denial), 2017. Direção Mick Jackson. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Debatedor: Prof. Dr. Clóvis Gruner – UFPR
Sinopse do Filme: Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) é uma conceituada pesquisadora que, em seu livro, ataca veementemente o historiador David Irving (Timothy Spall), que prega que o Holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
2º Encontro
Data: 10/10/17
Tema: Direitos Civis
Filme: As Sufragistas (Suffragette), 2015. Direção: Sarah Gavron. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Debatedora: Profa. Dra. Priscilla Placha de Sá – PUC e UFPR
Sinopse do Filme: No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
3º Encontro
Data: 26/10/17
Tema: Direitos LGBT
Filme: Milk – A Voz da Igualdade (Milk), 2009. Direção: Gus Van Sant. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 16 anos.
Debatedora: Ana Raggio – Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DEDIHC), Divisão de Políticas LGBT
Sinopse do Filme: Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.
4º Encontro
Data: 07/11/17
Tema: Questões Raciais
Filme: Eu Não Sou Seu Negro (I Am Not Your Negro), 2017. Direção: Raoul Peck. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Debatedor: Prof. Dr. Hector Rolando Guerra Hernandez – UFPR.
Sinopse do Filme: O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
5º Encontro
Data: 23/11/17
Tema: Movimentos Migratórios
Filme: Biutiful, 2011. Direção: Alejandro González Iñárritu. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 16 anos.
Debatedor: Prof. Me. Thiago Assunção – UNICURITIBA
Sinopse do Filme: Catalunha. Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.
6º Encontro
Data: 28/11/17
Tema: Privação de Liberdade
Filme: De Cabeça Erguida (La tête haute), 2015. Direção: Emmanuelle Bercot. Faixa Etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Debatedor: André Ribeiro Giamberardino – UFPR e Universidade Positivo
Sinopse do Filme: A juíza Florence Baque (Catherine Deneuve) conhece Malony (Rod Paradot) quando tinha apenas seis anos, devido à negligência de sua mãe (Sara Forestier) em cuidá-lo. Os anos passam e Malony torna-se um jovem delinquente, que rouba carros e agride as pessoas à sua volta, tanto verbalmente quanto fisicamente. Diante da situação, a juíza o encaminha para um centro de recuperação de delinquentes juvenis e ele passa a ter Yann (Benoît Magimel) como tutor. Obrigado a seguir as novas regras, Malony faz o possível para manter sua liberdade e intransigência.