A abolição da escravidão e o trabalho escravo contemporâneo 03/05/2016 - 14:00

O mês de maio é marcado, no Brasil, pela “comemoração” da abolição oficial da escravidão, quando, em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel. Entretanto, uma reflexão crítica quanto a esta data é oportuna e necessária.

Embora a abolição da escravidão tenha sido assinada há 128 anos, a prática do trabalho escravo ainda persiste com outros nomes e utilizando-se de outros instrumentos. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas ainda vivam sob formas contemporâneas de escravidão, de acordo com dados do relatório Índice de Escravidão Global 2014 da Fundação Walk Free. Tal fato ganha mais relevância quando constata-se que o Brasil foi último país a abolir a prática da escravidão.

Sendo assim, com a intenção de ressignificar esta data, propõe-se, no mês de maio, postar notícias, indicações de filmes, artigos e reflexões sobre a luta contra o trabalho escravo e o preconceito racial e as consequências que ainda pesam sobre a população negra no que diz respeito a sua inserção socioeconômica na sociedade brasileira.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias