UOL: País deve melhorar rede de proteção a crianças, diz especialista da Unicef 20/08/2020 - 15:50
imagem criada por rawpixel.com - br.freepik.com
A gravidez de uma criança de 10 anos após ser estuprada de forma recorrente por quatro anos reacendeu o debate sobre a necessidade da consolidação de uma rede de proteção social no país para prevenir e denunciar crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em entrevista a Universa, a especialista em proteção do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil, Luiza Teixeira, afirma que o Brasil não possui uma rede de proteção eficiente e que a sociedade não é informada sobre como prevenir casos de abuso sexual infantil e como denunciar casos.
Ela sugere, inclusive, que se oriente crianças sobre como se proteger. "Precisamos enxergar as crianças e adolescentes de forma mais atenta para identificar se elas estão sendo vítimas de violência, e também as envolver no diálogo ativo para que elas mesmas identifiquem a prática e façam uma autoproteção", diz Luiza. "É muito importante a sociedade entender isso, não só a família, os governos. A sociedade, que é todo mundo, tem o dever de garantir os direitos e proteger crianças contra a violência."
Leia a seguir trechos da entrevista: CLIQUE AQUI