Racismo e xenofobia estão envenenando nossas sociedades, diz Guterres 17/08/2017 - 17:29
Pedindo que as pessoas em todos os lugares denunciem discursos e crimes de ódio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou nesta quarta-feira (16) seu chamado por tolerância e respeito ao próximo, enfatizando a importância de se reconhecer a diversidade.
“Racismo, xenofobia, antissemitismo ou islamofobia estão, como mencionei ontem, envenenando nossas sociedades”, disse o secretário-geral a jornalistas em coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. “É absolutamente essencial que nos posicionemos contra isso em todos os lugares, o tempo todo”, acrescentou.
Respondendo a questões de jornalistas sobre a situação nos Estados Unidos após protestos violentos da extrema direita em Charlottesville, no estado da Virginia, Guterres disse: “esses demônios estão aparecendo um pouco em cada lugar”.
Guterres disse ainda que, como europeu, está orgulhoso de a Europa ter criado os valores do Iluminismo: tolerância, respeito ao outro e a importância de se reconhecer a diversidade.
“Ser capaz de defender esses valores e, ao mesmo tempo, condenar todas as formas de irracionalidade que minam esses valores é essencial no momento atual, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo”, concluiu o chefe da ONU.