O Perfil da População Carcerária Brasileira - Politize! 06/03/2017 - 12:50

Brasil e sua população Carcerária

O sistema penitenciário brasileiro é um assunto de preocupação nacional, principalmente ao levar em conta que, com uma população de 200 milhões de pessoas, o Brasil tem mais de 600 mil pessoas vivendo em prisões (dados de 2014). A situação da maioria dos presídios de é superlotação, de pouca verba e infraestrutura insuficiente – quanto às estruturas físicas e também de pessoas qualificadas para lá trabalharem. Mas afinal, quem são as pessoas que estão presas hoje no país? Existe um perfil da população carcerária brasileira?



Quantas pessoas estão presas no Brasil?


O Brasil tinha 622.202 presos em 2014 e apesar de não existirem levantamentos com números oficiais, sabe-se que em 2017 esse número aumentou, em razão de a população carcerária brasileira aumentar 7% ao ano, aproximadamente, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.

622.202 presos, nas 1436 unidades prisionais brasileiras.


Quem são os presos no Brasil?


A idade dos presidiários brasileiros

Apesar de ser pouco mais de 10% do total da população brasileira, os jovens de 18 a 24 anos representam um terço de todas as pessoas em regime prisional no país: 30,14%. Vamos fazer uma conta diferente e considerar jovens as pessoas que tenham entre 18 e 29 anos. Ao fazermos isso, teremos como amostragem 18,9% da população brasileira – que representa

55,08% da população carcerária no Brasil. Ao comparar o número absoluto de jovens brasileiros ao número deles que está nos presídios, fica claro que a proporção de jovens encarcerados é muito expressiva.


Continue lendo a matéria completa clicando aqui.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias