Marginalidade e criminalidade urbana é tema do filme do 2º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos da ESEDH
08/06/2018 - 15:12

ciclo
Foto: ESEDH

A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), por meio da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), realizou na quarta-feira (06) de junho, o quarto encontro do 2º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos.

Nesta sessão, os participantes puderam assistir ao filme "Linha de Passe", dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas, cuja trama mostra a história de quatro irmãos da Cidade Líder, periferia de São Paulo que, com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos.

Logo após da exibição do filme, foi realizado um debate sobre a temática “Marginalidade e Criminalidade Urbana”. A problemática dos modelos urbanos foi levantada, correlacionando-a com os problemas que envolvem o transporte público, a configuração espacial que esses planos urbanos conferem à população, implicando em modelos que produzem marginalidades e expõem certas regiões a situações de maior risco. Também foram traçados paralelos entre a o modelo urbano da cidade de São Paulo e de Curitiba.

O debate contou com a presença do professor, psicólogo clínico e pesquisador Altieres Edemar Frei, doutorando pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

NOVO CICLO - A próxima sessão será exibida na quarta-feira (20) com o filme "Quase Dois Irmaõs", do diretora Lúcia Murat, no âmbito da temática "O Estado Penal e o Encerceramente em Massa". A convidada do dia é a professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC, Camila Caldeira Nunes Dias, que possui densa pesquisa em segurança pública e violência criminal, entre outros temas.

Este Ciclo de Cinema e Direitos Humanos conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Centro Cultural da Espanha, do EDUCINE – Laboratório de Cinema e Educação da FAP/UNESPAR e da produtora VideoFilmes.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias