ESEDH promove cursos como ações de implementação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos - PEEDH 13/11/2018 - 13:40
Neste mês de novembro de 2018, a ESEDH promoveu em conjunto com a SEED e o Departamento de Atendimento Socioeducativo - DEASE - três cursos presenciais de formação continuada na área específica da Educação em Direitos Humanos - EDH - com uma turma destinada aos servidores públicos estaduais da educação, como professores, pedagogas e diretores de algumas escolas de Curitiba e região metropolitana, e duas turmas voltadas somente para servidores da socioeducação como agentes de segurança, diretores, professores e técnicos.
Parceria com a SEED: EDH no contexto escolar
O curso EDH no contexto escolar foi realizado nos dias 05, 09 e 14/11 na ESEDH em parceria com a Coordenação de Educação em Direitos Humanos - CEDH/SUED, destinado a escolas de Curitiba e região metropolitana selecionadas pelos seus respectivos Núcleos Regionais de Educação (NRE), como fechamento de um processo de formação continuada, que se iniciou no segundo semestre de 2017 com os técnicos-pedagógicos e chefes das equipes pedagógicas dos 32 NREs do estado. Este processo de formação em EDH resultou ainda no lançamento recente do Curso em EAD: A Educação e os Direitos Humanos, voltado inicialmente para 3 mil professores da rede pública estadual, e produzido conjuntamente entre a Esedh/SEJU e a CEDH/Sued/Seed:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275
Este curso presencial ocorrido entre os dias 05 e 14/11 foi completamente voltado para diretores e pedagogos de escolas, e buscou abordar questões teórico-práticas por meio de palestras e oficinas, em torno da temática da criança, adolescência e o respectivo Estatuto; Violência e construção da autoridade legítima do professor; Conceitos e possibilidades da EDH na escola; Relações de gênero e diversidade; como também a relação entre drogas, sociedade e criminalização. A profª Drª Regina Bley, chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC/SEJU ministrou a palestra referente à Educação em Direitos Humanos na Escola.
Parceria com a SEED: EDH no contexto escolar
O curso EDH no contexto escolar foi realizado nos dias 05, 09 e 14/11 na ESEDH em parceria com a Coordenação de Educação em Direitos Humanos - CEDH/SUED, destinado a escolas de Curitiba e região metropolitana selecionadas pelos seus respectivos Núcleos Regionais de Educação (NRE), como fechamento de um processo de formação continuada, que se iniciou no segundo semestre de 2017 com os técnicos-pedagógicos e chefes das equipes pedagógicas dos 32 NREs do estado. Este processo de formação em EDH resultou ainda no lançamento recente do Curso em EAD: A Educação e os Direitos Humanos, voltado inicialmente para 3 mil professores da rede pública estadual, e produzido conjuntamente entre a Esedh/SEJU e a CEDH/Sued/Seed:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275
Este curso presencial ocorrido entre os dias 05 e 14/11 foi completamente voltado para diretores e pedagogos de escolas, e buscou abordar questões teórico-práticas por meio de palestras e oficinas, em torno da temática da criança, adolescência e o respectivo Estatuto; Violência e construção da autoridade legítima do professor; Conceitos e possibilidades da EDH na escola; Relações de gênero e diversidade; como também a relação entre drogas, sociedade e criminalização. A profª Drª Regina Bley, chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC/SEJU ministrou a palestra referente à Educação em Direitos Humanos na Escola.
Seminário de Educação em Direitos Humanos para Socioeducação
Entre os dias 24/10 e 08/11, a ESEDH em parceria com o DEASE, realizamos um Seminário de EDH para Socioeducação, destinado à professores, técnicos, diretores e agentes de segurança das Unidades de Curitiba e região metropolitana, o qual teve por objetivo abordar e problematizar a temática da adolescência e criminalização social; Drogas e seu contexto; Violências; e Oficinas de construção de relações empáticas e não violentas. Duas turmas em dias distintos participaram deste processo de formação em EDH, e temos a perspectiva de ampliar esta capacitação crítica para os servidores de outras unidades socioeducativas do estado do Paraná, como forma concreta de implementação das ações do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, no seu Eixo III: Educação dos profissionais de justiça, segurança e socioeducação. Como aponta o PEEDH-PR :
“Os principais desafios a serem enfrentados são o de reduzir a violência, promover uma cultura de paz e tornar a ‘educação’ o principal instrumento para o resgate e a disseminação de debates sobre os princípios condutores dos direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em especial em seu Art. 26, o qual destaca que “[...] a educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz”
“Os principais desafios a serem enfrentados são o de reduzir a violência, promover uma cultura de paz e tornar a ‘educação’ o principal instrumento para o resgate e a disseminação de debates sobre os princípios condutores dos direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em especial em seu Art. 26, o qual destaca que “[...] a educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz”