Ciclo de cinema fomenta debate sobre a população indígena 04/06/2018 - 13:40

A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), por meio da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), realizou na quarta-feira (23), o 2º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos.

Nesta sessão, os participantes puderam acompanhar o filme "Terra Vermelha", do diretor Marco Bechis, que retrata e encena os conflitos por terra envolvendo a tribo Guarani-Kaiowá e grandes proprietários no Mato Grosso do Sul.

Logo após da exibição do filme foi realizado um debate sobre a temática “A Questão Indígena e os Conflitos Agrários”. Assuntos como problemas com alcoolismo, as altas taxas de suicídios entre jovens indígenas, a desterritorialização de suas culturas, homicídios e graves problemas relacionados a autoestima dos povos, foram debatidos com o público presente.

O debate contou com a presença do professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, José Roberto de Vasconcelos Galdino, que trouxe em sua fala uma longa experiência de pesquisas no tema e de trabalhos com as populações indígenas paranaenses.

NOVO CICLO - A próxima sessão será exibida na quarta-feira (6) com o filme "Linha de Passe", do diretor Walter Salles e da diretora Daniela Thomas, no âmbito da temática "Marginalidade e Criminalidade Urbanas. O convidado do dia será o psicólogo clínico, docente e doutorando da Faculdade de Saúde Pública da USP, Altieres Edemar Frei.

Este Ciclo de Cinema e Direitos Humanos conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Centro Cultural da Espanha, do EDUCINE – Laboratório de Cinema e Educação da FAP/UNESPAR e da produtora VideoFilmes.

Confira aqui uma crônica de um dos participantes sobre o encontro: http://sociologiapolitica.com.br/2018/05/25/terra-vermelha-mobilidade-mobilizacao-e-sangue-em-4-atos/.


GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias