Prof ª Rosane Kaminski. Foto: ESEDH
Na última terça-feira, 09 de outubro, ocorreu o primeiro encontro do 3º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos, realizado pela Escola de Educação em Direitos Humanos – ESEDH, em conjunto com a UNESPAR e a UFPR, além do apoio de diversas instituições de ensino e de promoção e defesa dos direitos humanos.
Em uma noite de estreia com a casa cheia, o público foi levado de volta ao ano de 1968 e percorreu, a partir desse ponto, a história das grandes instabilidades políticas ao redor do mundo nos séculos XX e XXI. Esta experiência foi proporcionada pelo filme Utopia e Barbárie, do diretor Silvio Tendler, o qual, segundo o próprio diretor, é um " road movie histórico", que leva os espectadores em uma viagem para conhecer as experiências autoritárias e as lutas por liberdade em países como a Itália, EUA, Brasil, Vietnam, Congo, Argélia, Cuba, Uruguai e Chile.
Após a exibição, a professora Rosane Kaminski, do Departamento de História da UFPR, fez uma apresentação sobre o filme, realizando uma profunda análise sobre a obra do ponto de vista estético, cinematográfico e político. Em seguida, conduziu o debate e respondeu questões da plateia acerca de temas como intolerância e posicionamento político do filme de Tendler.
O 3º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos é uma ação que tem por objetivo implementar o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná. O próximo encontro será na próxima terça-feira (16/10), a partir das 19h, na Cinemateca de Curitiba, com o filme Ação entre Amigos, de Beto Brant. O debate ficará por conta de Rodrigo Czajka, também da UFPR. A entrada é franca.
Para saber mais sobre o 3º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos e realizar sua inscrição, acesse: