37+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História 13/03/2017 - 12:40

Historicamente, mulheres são empurradas para segundo plano quando falamos sobre acontecimentos que marcaram a História. Quando pensamos em grandes cientistas, estadistas, escritores, inventores, etc, raramente imaginamos uma mulher. É verdade que durante muito tempo as mulheres foram impedidas de diversas formas de ocupar esses espaços, mas mesmo assim muitas persistiram e prosperaram em suas áreas, apesar dos pesares. Então por que raramente ouvimos sobre elas?

Na mídia e no entretenimento, a discrepância entre as histórias masculinas e femininas que são contadas e exaltadas ainda é grande, e os avanços são lentos. Isso não pode ser, pois faz diferença para meninas e meninos, mulheres e homens, conhecerem essas histórias, se inspirarem nelas, e entenderem que mulheres podem fazer tudo o que homens fazem. Representatividade importa.

Por isso, para esse Dia Internacional da Mulher, separamos 37 filmes e documentários (e mais vááários outros – a lista é editada regularmente para incluir novos títulos) sobre mulheres reais que de alguma forma deixaram suas marcas na nossa História.


Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)


filme

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

filme conta a história verídica de Katherine Johnson – responsável por todos os cálculos para o lançamento histórico de John Glenn; Dorothy Vaughn – a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NACA (predecessora da NASA) e especialista em computação e em programação FORTRAN; e Mary Jackson – a primeira engenheira negra da NASA.


Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, 1989)

filmes

Sinopse: Estrelado por Sigourney Weaver, o filme conta a história verídica da zoóloga e antropóloga americana Dian Fossey, que em 1967 viajou para Ruanda, na África, onde abriu o centro de Pesquisa Karisoke para estudo de gorilas. Após anos de observação, os gorilas passaram a confiar nela, e Fossey descobriu que podia sentar-se no meio de um grupo e até mesmo brincar com os jovens. Mais tarde, motivada pela violência da caça indiscriminada que ameaçava os animais de extinção, Fossey dedicou boa parte de sua vida à preservação dos gorilas das montanhas.


Jornada da Alma (Prendimi l’anima, 2002)

filmes

Sinopse: Em 1905 Sabina, uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. Jornada da Alma é baseado na vida de Sabina Spielrein, uma das primeiras mulheres psicanalistas no mundo.


Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker, 2013)

filmes

Sinopse: Quando Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, ela perde o controle, e sua vida se torna um caos. Decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético. Unidas pela Vida é baseado na história real de Annie Parker e da geneticista Mary-Claire King que, entre muitas outras coisas, descobriu o gene causador do câncer de mama.


Malala (He Named Me Malala, 2015)

filmes

Sinopse: Malala é um documentário sobre a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.

Para continuar conferindo a lista na íntegra, clique aqui.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias